sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Desilusões, Ilusões e Expectativas


Quem já não imaginou o homem perfeito ou ideal para si?
Aquele que seria fantástico, sabia sobre os assuntos que gosta, leva-lhe o pequeno almoço a cama, faria surpresas, daria aquele abraço apertado quando precisava, a defendia sempre de tudo e de todos, nunca era chato... e mais outras muitas qualidades imaginadas!
Pois ele não existe, e a cada dia nos desiludimos mais com os homens, até mesmo no geral com as pessoas que entram e estão na nossa vida!
E porque é que isso acontece? Simples porque nós vimos quase sempre os outros a nossa semelhança, tentamos identificar-nos com eles e quando algo acontece pensamos que eles vão agir da mesma maneira que nós agimos. A isso eu chamo iludirmos-nos e criarmos expectativas!
Esquecemos-nos do mais básico, cada pessoa é diferente e muita coisa as torna diferentes, experiência de vida, educação, escolariedade, sociedade, cultura, trabalho, família, amigos... Tudo isto torna cada ser humano em único...
Até os conceitos de bom ou mau depende de tudo o que em cima foi referido! Para isso teríamos que falar de valores morais e padrões!
Culpar a outra pessoa porque ela não é o que nós pensávamos é errado a culpa não é dela, é nossa por criarmos uma personagem que não existe na nossa cabeça, agora se a pessoa nos levou propositadamente a criar essa personagem para que de alguma maneira possa nos manipular e lucrar de alguma maneira com isso, ai a culpa já não é inteiramente nossa!
Podemos ter empatia com alguém e até ter muita coisa em comum com outra pessoa, mas ela nem sempre vai agir como pensamos, ela é humana e isso faz que não seja perfeita, que pense diferente de nós e principalmente faz com que erre!
É errado esperar mais de uma pessoa, criar ilusões e expectativas pois não só nos podemos magoar como muitas vezes ambos acabam magoados...
No entanto é muito difícil não fazermos isto, porque esperamos sempre algo das pessoas que gostamos e muitas vezes elas não correspondem! A isso chama-se desilusão!
Nunca devemos criar personagens na nossa cabeça de pessoas que mal conhecemos, pois nem todas as pessoas são boas, nem tem a nossa conduta moral... Julgar pelas aparências é muito mau porque já o ditado diz :"As aparências iludem!" e a sabedoria do povo tem muitos anos e é baseada em muitos casos reais.

Por isso cuidado, sim as pessoas desiludem, mas muitas vezes somos nós que criamos a ilusão elevamos as expectativas e depois subimos as nuvens e quando damos conta é um tombo do caraças.

Bjokas

Ana Nunes 

Sem comentários:

Enviar um comentário